O guia para o cabelo perfeito, a minha rotina

Olá meninas,


posso admitir que sou viciada em tudo o que toca a produto para o cabelo, mas tenho um problema ... como sou uma pessoa impaciente e gosto de resultados quase instantâneos tenho em casa uma colecção sem fim de produtos capilares! Quando chega a altura de escolher o produto certo para o meu cabelo claro que olho sempre para o seu fim mas o que me cativa mesmo e influência a compra é sem dúvida o cheiro, quem não gosta de sentir o cheirinho do cabelo não é?


O meu tipo de cabelo 
Tenho um cabelo bastante liso e fininho, sem qualquer tipo de volume e com pouca densidade. Como o meu cabelo é bastante comprido acaba por pesar muito o que me tira qualquer tipo de volume que pudesse ter. No que toca ao tipo de cabelo, o meu cabelo é misto, tenho a raiz normal com tendência a oleosa e o comprimento normal com tendência a seco, sim eu sei o meu cabelo anda um pouco confuso ainda não encontrou a sua identidade. Mas se pensam que a minha tarefa é muito complicada na altura de escolher os produtos certos para o meu cabelo digo-vos já , é bastante fácil.

Os produtos que uso e os cuidados que tenho 
Quando escolho o meu shampo baseio-me sempre no resultado que quero ver na raiz do meu cabelo e sendo ela oleosa, opto sempre por shampos transparentes pois estes têm a função de lavar em profundidade tirando todo o tipo de resíduos. E sem dúvida que o mais importante é a nossa raiz pois só ela precisa de ser lavada não o nosso comprimento, pois este não cumula sujidade precisando apenas de hidratação.


Como lavo o meu cabelo

1º Passo : Normalmente a primeira lavagem que faço é sempre com shampo transparente para garantir que tiro todo o tipo de resíduos e oleosidade que o meu cabelo possa ter. Atenção eu lavo somente a raiz com leves massagens arrastando depois o shampo que sobra para o comprimento, mas  não coloco shampo no comprimento pois desta forma estou a tirar os nutrientes do meu cabelo. Neste momento estou a alternar entre o Johnson's baby e o Pantene purificante.
2ºPasso: Depois do cabeo bem lavadinho é altura de o lavar com o shampo cremoso com efeito de tratamento. Este tipo de shampos costumam ser de cor branco/perolado. Já que lavei primeiro com um shampo transparente anteriormente ao lavar com o shampo cremoso irei permitir que este possa agir mais rapidamente e que os seus efeitos e passar todos os beneficios para o nosso cabelo. Neste momento estou a usar o Elvive Repair Resiste, o Garnier de óleo de abacate e o Aussi 3 minute miracle ( não há shampo que cheire melhor do que este , cheira a pastilha elástica!!)
3º Passo: No que toca ao comprimento a máscara é a minha melhor amiga, uso-a uma a duas vezes por semana e não é preciso mais . A mascara tem a função de repor todos os nutrientes ao nosso cabelo, exitem mascaras de nutrição, hidratação e reconstrução e todas elas são para fins diferentes!
A mascara da Elvive é de reconstrução, a da Garnier é de nutrição a da Aussi que também é de reconstrução.
Muita gente opta por deixar a mascara os 3 minutos no cabelo e ficam com o processo por ai, mas esquecem-se que é preciso mais tempo para intensificar o resultado.
Como eu faço:

  • Lavo a cabeça somente com shampo, normalmente 
  • Saiu do banho e numa tigela preparo uma colher de sopa de máscara e uma colher de óleo quente (pode ser o óleo que costumam por no vosso cabelo ou azeite VIRGEM), normalmente aqueço no microondas , e misturo tudo muito bem
  • Mecha a mecha coloco a mistura no meu cabelo somente no comprimento, ou seja das orelhas para baixo. Devem fazer movimentos rápidos e contínuos em cada mecha para aquecer o produto e ele começar a agir mais rapidamente entranhando-se nos vossos fios de cabelo. 
  • Coloco papel de alumínio em toda a cabeça e uma toca de duche.
  • Espero entre 30minutos a 1 hora.
  • Passado esse tempo passo a cabeça abundantemente por água.
  • Aplico o condicionador para fechar as cutículas do cabelo e garantir que deixo todos os nutrientes dentro dos fios. 
  • No fim vão sentir os vossos cabelos completamente a desmaiar de tão sedosos que estão !
Faço este processo uma vez por semana e deixo os três minutos na outra vez, os restantes dias uso o condicionador que faz uma hidratação ligeira. 



4º Passo: Depois do cabelo lavado aplico o amaciador liquido e reconstrutivo  da Elvive e escovo o meu cabelo , desde as pontas até à raiz sendo que desta forma não danifico nem parto o meu cabelo.
5º Passo: Ainda com o cabelo húmido aplico o óleo extraordinário da Elvive em todo o comprimento do cabelo insistindo mais nas pontas ( basta um pum do produto para o cabelo todo não exagerem).  E deixo o meu cabelo secar ao natural visto que não gosto de usar secador pois sinto que o calor me cria mais oleosidade e também , quanto menos exposição a aparelhos que danificam o nosso cabelo melhor.
6º Passo: Quando o cabelo já está seco e caso eu o queira esticar com a prancha aplico sempre um protector térmico desta forma crio uma barreira entre o fio de cabelo e a prancha evitando que o meu cabelo se queime e crie pontas duplas. Neste momento estou a usar o Ever Sleek da L'oreal profissional. 

E estes são todos os cuidados que tenho com o meu cabelo !

Como acelerar o processo de crescimento do cabelo?
É importante referir que um caso não sao casos e o que resulta comigo pode até nem resultar com vocês mas vou partilhar todos os meus segredos!
  • Não lavem o cabelo todos os dias. Quanto mais tempo deixarem entre cada lavagem de cabelo mais sebo ele criará e é esse sebo e toda a oleosidade que impulsionam o crescimento do nosso cabelo, não há necessidade de lavarem todos os dias o cabelo só estão a viciá-lo aos quimicos que os shampos tem e a impedir o seu crescimento saudável. No meu caso eu lavo o cabelo dia sim dia não. 
  • Hoje não é dia de lavar a cabeça mas sentem o vosso cabelo mais sujo ou sem volume? Não lavem ! Existem varias formas de tirarmos a oleosidade sem termos que lavar a mais economica é o nosso pó de talco, em toda a nossa raiz colocamos o pó e esfregamos para não ficar branco , vão sentir o vosso cabelo muito mais solto e volumoso. Mas se vos incomodar usar o pó e talco podem sempre usar um shampo seco, como o da Batiste, a formula destes shampos é também um pó que irá sugar toda a oleosidade do cabelo e assim evitar que lavemos o cabelo !


  • Não estejam sempre a cortar o cabelo. Um cabelo comprido não é sinal de cortes de 3 em 3 meses, não isso é sinónimo de cabelo saudável. Para deixarem crescer o cabelo basta terem cuidados com ele ao longo de todo o ano principalmente no que toca à hidratação, e assim cortam somente o cabelo uma vez por ano. No meu caso eu corto o meu cabelo sempre no incio de Setembro de cada ano, pois é na altura em que o cabelo está mais agredido pela praia e precisa mesmo de um corte. 
  • Evitem ao máximo o uso de secadores, babyliss e champinhas. Todos esses produtos expõem o nosso cabelo a temperaturas elevadíssimas o que queima e danifica o fio do nosso cabelo, acabando este por ficar queimado, com pontas duplas e sem vida. Usem sempre protetores térmicos assim estão a criar uma barreira no vosso fio o que não o expõe tanto a temperaturas elevadas. 
  • O uso do secador com temperatura fria. Quando secam o cabelo tentem ao máximo que no fim em vez de ser com o jato quente seja com o frio isto irá fazer com que o vosso cabelo fique mais brilhante !
  • Não atem o cabelo quando ele está molhado. Quando o cabelo está molhado está muito mais sensivel e com mais aptidão para queda. Não é recomendado escovar nem atar o cabelo quando ele está molhado pois estamos a partir o fio do nosso cabelo fazendo com que este caia.
  • Não usem tintas de amoníaco. Adoro cabelos com a cor natural, virgens mesmo mas infelizmente já submeti o meu a várias colorações para atenuar a cor dele . Quando escolho a tinta do meu cabelo opto sempre por aquelas sem amoniaco, apesar de durarem menos tempo não danificam tanto o nosso cabelo e deixam-no super brilhante e sedoso. 


E pronto meninas estas são as dicas e os concelhos que vos dou. Esta é a minha rotina de hoje mas como estou sempre a trocar amanhã já poderá ser outra mas caso eu altere alguma coisa e veja resultados como vejo com os produtos que vos mostrei venho logo aqui mostrar-vos. 
Beijinhos meninas,

3 comentários:

  1. Adoro! Também tenho raiz com tendência oleosa e pontas secas. Hidratação por uma hora com mascara e uma colher de azeite virgem, sem dúvida e fantástica também faço uma vez por semana só não aquecia o óleo, nem colocava a prata tenho que experimentar. Já ganhaste uma seguidora ! Beijinho ��

    ResponderEliminar
  2. Experimenta e depois diz-me o que achas , ou então se quiseres podes só por azeite com o cabelo seco antes de o lavares também fica perfeito !! Obrigada linda um beijinho grande :')

    ResponderEliminar
  3. Adorei o post querida! :) E eu sou tal e qual tu: raiz com tendência oleosa e pontas sequinhas :P

    ResponderEliminar